domingo, 7 de junho de 2009

Campeonato Regional Minis B Feminino

Realizou-se hoje no Castelo da Maia a final do Campeonato Regional de Minis B Feminino. O Leixões ficou em 5º lugar num total de 8 equipas. Sagrou-se campeã Regional o Castelo da Maia.

11 comentários:

  1. Simplesmente deplorável o que se passou no Pavilhão do Castelo da Maia.
    Não me identifico somente porque tenho medo que uma treinadora incompetente se possa vingar na minha filha que é atleta do Leixões.
    Aquilo que se passou deveria ser investigada até ás últimas consequências.
    Falta de espírito de equipa, falta ambição, falta de valores morais, faltas de respeito, falta de pedagogia na gestão do grupo, falta de atitude da treinadora... o costume.
    Em suma: salvaram-se as atletas e os pais pela sua dedicação.
    Acho ser a melhor altura para uma reflexão e sabermos aquilo que nos espera no futuro...
    Um grande Abraço para todos os pais, e Vocês Atletas são umas verdadeiras campeãs.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o comentário anterior.
    É frustante ver uma belissíma equipa de meninas com enorme potencial e talento (em nada inferiores às equipas classificadas nos primeiros lugares) a jogar totalmente desmotivadas, quer pelos resultados quer pela atitude passiva da sua treinadora, que é incapaz de incentivar e motivar "toda a equipa".
    Estas situações não foram só neste torneio mas sim em todos os anteriores.
    Tudo isto é o reflexo do trabalho que desenvolveu durante todo o ano.
    Prevejo que se nada for modificado irá de certeza perder-se uma bela equipa feminina para os próximos escalões.
    Miúdas vocês são fantásticas, têm muito talento.
    Um beijo para todas, sereis sempre as nossas CAMPEÃS.

    ResponderEliminar
  3. Tambem concordo com o que foi dito anteriormente, por ter assistido ao triste espetáculo dado no pavilhão do Castelo.
    O que se passou envergonha não os atletas, mas sim os responsáveis da formação do voleibol do leixões.
    Assistiu-se a atletas de cabeça perdida, e a uma treinadora que perdeu de vez, todo o repeito que atletas tinham por ela. Com atitudes completamente condenáveis do ponto de vista pedagógico (faltas de respeito, murros na parede do pavilhão, houve de tudo até acesas discussões com as atletas), e percebe-mos o porquê...
    Vejo o futuro destas atletas muito negro se continuarem a apostar nesta "treinadora" tanto do ponto de vista de atletas do leixões como na formação civica de cada uma delas.
    Parabéns para todas as atletas e boa sorte para o 10 junho.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que foi dito atrás, e para completar, como é que justificámos às n/ filhas o facto de uma atleta que faltou aos treinos um mês e uns dias, e que só se apresentou no sábado anterior ao Torneio para treinar, foi convocada e jogou todos os jogos? Que justificação terá a treinadora para isso?
    Nenhuma, pois responde a quem lhe pergunta que ela é que é a treinadora e quem não estiver bem, que vá embora. Muito bem.....
    Para falar assim já terá o lugar para o ano que vem, de treinadora de Infantis como garantido, até porque já anunciou às atletas quem iria subir com ela.
    Quero dar os parabéns a esta Equipa que merecia um lugar na final melhor do que o que teve. Não desmotivem...

    ResponderEliminar
  5. Todos os comentários anteriormente transcritos descrevem o estado de alma de praticamente todas as atletas e principalmente dos pais.
    Perante os factos só falta aqui colocar algumas questões:
    será que se vai manter esta situação?
    qual é a posição dos responsáveis do voleivol de formação perante estes casos?
    vão continuar com atitude de apoio e complascência perante a arrogância, prepotência e falta de educação da treinadora? è esta a treinadora que pretendem para levar estas atletas para as infantis?
    Temos a certeza que não é esta a treinadora ideal para estas atletas, perante a falta de sensibilidade para lidar com miudas que têm 12/13 anos.
    A situação da atleta que não vem aos treinos mas quando temos torneios joga sempre (não é a 1ª vez e a miuda não é nada culpada pela situação) é só mais um sinal da negligente gestão de grupo, além da criação de grupos entre as miudas quer nos treinos quer nos torneios, aceita certos comentários a umas a quem tudo perdoa e critica duramente as outras.
    Está na hora dos responsáveis tomarem uma decisão e transmiti-la a todas as atletas e pais, pois se assim se mantiver provavelmente corre-se o risco de se perder uma belissima equipa.
    Meninas não desmotivem... acreditem em vocês pois são fantásticas como meninas e jogadoras.

    ResponderEliminar
  6. Se este tipo de situação se arrastou durante todo o ano o que fizeram os 3 principais responsáveis: directores, coordenadores e seccionistas?
    É esta pergunta que eu faço.
    Força garotas e mostrem aquilo valem apesar do pouco apoio que tiveram por parte de quem deveria.

    ResponderEliminar
  7. Relativamente ao comentário do último anónimo, cumpre-me vir esclarecer algumas situações:
    Em primeiro lugar eu não sou seccionista do voleibol, pois não tenho qualquer obrigação com o clube, sou um simples pai que tem uma filha neste escalão e que se prontificou a colaborar com o clube para ser o elo de ligação entre os pais, atletas, treinadoras, coordenadores e director (qualquer um pai deste escalão poderia estar no meu papel);
    Em segundo lugar, enquanto colaborador não tenho qualquer responsabilidade na escolha e contratação dos treinadores muito menos na forma de estar de cada um na sua vida profissional, mas cumpre-me a mim enquanto colaborador informar aos responsáveis do clube (coordenadores e director), e transmitir o sentimento dos pais sobre o que se passa no escalão dos nossos filhos, e isto tem sido feito ao longo da época.
    Este é um momento triste, pois todos nós ambicionávamos mais do que foi conseguido ontem, porém é preciso dar apoio às atletas e ao grupo. A época está acabar e as avaliações fazem-se no fim, aos competentes deve-lhes ser reconhecido o mérito e provavelmente a sua recondução, aos menos competentes ou que não reúnem o perfil para estar neste clube ou num dado escalão não se deve premiar a sua continuidade. Neste momento peço aos pais deste escalão que aguardem com alguma paciência por uma decisão a tomar por parte dos responsáveis do clube, sobre os lamentos dos pais, e mais uma vez afirmo aquilo que foi dito anteriormente, os responsáveis tem conhecimento profundo de tudo o que se tem passado neste escalão. Termino, pedindo mais uma vez paciência aos pais.

    Paulo Queirós

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente,a equipa nao tem jogadoras efectivas mas para a treinadora tem de haver,as nossas filhas tao a ser desmotivas devido ao comportamento da treinadora.Peço a organizaçao que convoquem uma reuniao e falem sobre este assunto com a treinadora.

    ResponderEliminar
  9. Venho prestar a minha solidariedade com o meu amigo Paulo, que tal como eu é colaborador e pai de atleta. Nós não somos seccionistas e muito menos directores, aceitamos colaborar com o clube porque nos foi efectuado o convite, mas com a principal função de efectuar o controlo das mensalidades, ajuda na preparação dos torneios por nós organizados, colaborar em activiades promovidas pelo clube, assim como efectuar o elo de ligação do clube com os pais e com o treinador do escalão. Todos gostam de ver as coisas feitas mas para isso é preciso alguém para as fazer.
    No meu escalão não tenho este tipo de situações, mas também tenho uma filha nesta equipa e custa verificar a situação actual da equipa, não há nada mais doloroso que ver os nossos filhos descontentes e desmotivados, assim como injustiçados por certas actitudes e comportamentos.
    Fico triste por verificar que existe tantos comentários nesta secção como na dos Infantis Masculinos que foram brilhantemente Campeões.
    Envio um voto de gratidão e solidariedade para todos os pais que têm sido excelentes no acompanhamento e apoio à equipa.
    Temos de incentivar todas as atletas para se manterem como um grupo homógeneo e competitivo, meninas vocês são uma equipa fantástica, é por isso que eu não fico em casa.
    Envio um Grande abraço em especial para ti Paulo, extensivo a todos os colaboradores dos restantes escalões, assim como para o Bruno e um beijo para a Adriana.
    José Augusto

    ResponderEliminar
  10. Caros pais dos atletas da formação (Mickeys, Minis A e B),
    O papel desempenhado pelos pais que comigo colaboram na organização destes escalões, e reparem que não digo seccionistas,já que a nossa ligação ao clube é apenas resultante dos nossos filhos frequentarem esta modalidade, é antes de mais, um acto de puro altruísmo,pois,o tempo dispendido, o trabalho que daí resulta e o consequente sacrifício pessoal, profissional e familiar, são efectuados com o único objectivo de permitir a prática desportiva regular a todos os vossos/nossos filhos.
    A nossa presença nestas funções, resulta do facto de nos termos voluntariado para o exercício das mesmas, quando confrontados com a inexistência de outros encarregados de educação disponíveis, e aqui, cada um de vós poderá efectuar uma análise à sua consciência sobre a disponibilidade demonstrada nas reuniões realizadas no início de cada época desportiva. É sempre mais fácil criticar de fora, do que tentar resolver os problemas. Não quero com esta afirmação, desculpar qualquer acto menos conseguido por esta equipa de colaboradores, mas acreditem que entristece qualquer um de nós que, na ânsia de encontrar responsáveis pelos insucessos, também sejamos indicados como culpados, quando apenas estamos a permitir que os vossos/nossos filhos pratiquem desporto.
    Os nossos lugares estão à vossa disposição, e se algum de vós sentir que conseguirá desempenhar estas funções com mais capacidade, é muito bem vindo, pois, os nossos filhos irão beneficiar desse aumento de qualidade do serviço prestado, o que nos irá deixar felizes!
    Neste momento conturbado da vida deste clube, será mais importante fazer parte das soluções, do que, fazer parte dos problemas!
    Façam chegar as vossas opiniões de forma construtiva que elas serão encaminhadas para quem tem o poder de decisão.
    Acreditem que os problemas por vós apresentados, estão identificados de forma muito clara, e já foram transmitidos a todos os envolvidos, inclusive aos treinadores aqui referidos.
    No entanto, e com toda a legitimidade, os decisores do clube, entenderam seguir uma estratégia por eles definida, e a nós apenas nos compete decidir se queremos continuar a colaborar com o clube neste cenário.
    Depois de ponderados todos os cenários, temos sido da opinião que seria mais prejudicial para os vossos/nossos filhos uma alteração radical do projecto iniciado, pelo que, continuamos disponíveis para o exercício destas funções.
    Pensem sempre que, o nosso/vosso objectivo é contribuirmos para "construção" de jovens responsáveis, felizes e solidários. Não se esqueçam que nem todos os momentos nas vidas dos vossos/nossos filhos serão perfeitos, mas o importante é que eles tirem lições positivas de todos eles.
    Paulo, Zé, Óscar, Jaime e Rui, a vossa integridade moral e intelectual,a vossa dedicação e a vossa coragem, são uma fonte de inspiração diária para mim, tenho muito orgulho em poder afirmar os momentos que passamos juntos me fizeram vosso amigo. Bem hajam!

    Adriano Monteiro

    ResponderEliminar
  11. João Magalhães, pai de Ana Magalhães, jogadora da equipa de Minis B.

    Penso não ser este o momento para desabafos anónimos, auto-elogios ou críticas fragmentadas, tendo como base episódios negativos ocorridos com os nossos filhos.
    É tempo sim de análise fundamentada e responsável de uma época errática em termos de formação dos nossos filhos, cuja referência foi muitas vezes os avanços de equipas como o Castelo da Maia.
    Deixo, por conseguinte, algumas sugestões para futura reunião;
    1- Os resultados mais importantes neste momento não são os desportivos, mas os de formação, quer dizer, as aprendizagens técnicas e tácticas, as qualidades mentais e sociais desenvolvidas e as melhorias físicas adquiridas, que me pareceram escassas em comparação com outras equipas e com volume de treinos das nossas equipas;
    2- Ausência de um Plano de Formação Desportivo, onde estejam claramente descritos os conteúdos, formas e métodos, bem como a sua cronologia de implementação;
    3- Responsabilizar o Coordenador e o Subcoordenador no sentido de uma acção permanente na formação de treinadores e jogadores, bem como na orientação do percurso de formação das atletas;
    4- Atenuar a responsabilidade da treinadora Filipa por 3 razões: a sua reduzida experiência profissional, mal apoiada pelos coordenadores; o grupo numeroso de atletas a seu cargo; o seu baixo vencimento,
    5- Exigir reuniões mensais entre Directores, Coordenadores, Treinadores, Seccionistas e Pais, para dirimir todo o tipo de questões relativas às equipas e às crianças.

    Por fim, deixo um agradecimento aos colaboradores, pais como nós, cuja acção foi determinante para que a época não parecesse tão má como foi.

    João Magalhães

    ResponderEliminar